Saiba se o novo valor da tarifa de Itaipu vai afetar o repasse dos royalties

A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) divulgou um comunicado sobre o assunto

Mirante do vertedouro da Itaipu. Foto: Rafael Kondlatsch/IB

A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH), em comunicado aos seus associados, informa que a nova tarifa de energia da Itaipu Binacional, estipulada em US$ 16,71 por quilowatt (kW) neste mês, não vai causar a redução do valor dos royalties da Itaipu repassados aos 16 municípios lindeiros, entre eles Foz do Iguaçu, que têm direito a esse benefício.

“A preocupação dos prefeitos se deve ao fato de que, hoje, eles recebem um montante que é o resultado do valor advindo da geração de energia e do valor referente ao ajuste do dólar em relação aos últimos 12 meses. Mas tanto um valor quanto o outro vão continuar inalterados. Uma parcela varia de acordo com a geração de energia. Já a parcela do ajuste do dólar leva em conta a variação da moeda”, afirmou a secretária-executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio.

“Faz tempo que a AMUSUH vem acompanhando atentamente todo esse debate entre os governos do Brasil e do Paraguai, referente à revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu. Mas estamos aliviados com essa boa notícia. Com isso, queremos dizer aos gestores municipais que não precisam se preocupar, porque os valores dos montantes referentes aos royalties não sofrerão nenhuma mudança”, finalizou ela.

Sair da versão mobile