Todo dia é dia de aprender alguma coisa. Hoje, a escolinha do Não Viu? vai ensinar o que é transmídias.
Transmídias é a técnica de comunicar, divulgar, apresentar ou compartilhar informações, utilizando diferentes tipos de mídias e plataformas que se interligam, de modo que uma complemente a outra.
Pode ser considerada ainda uma forma de arte que utiliza elementos como iluminação, sonorização, projeção mapeada, animação digital e outras tecnologias de forma convergente, resultando em produções e todo tipo de conteúdo audiovisual, destinados ao público em geral.
Ficou claro? Agora, a notícia: o Parque Tecnológico Itaipu inaugurou na sexta-feira (30) o Centro de Tecnologia em Transmídias, que se dedicará à criação de uma cadeia produtiva no desenvolvimento de mídias e serviços audiovisuais voltados à comunicação, ao entretenimento turístico, à educação, às artes e à cultura.
Mas não será exclusiva do PTI. A intenção é colocar à disposição da comunidade, em especial pesquisadores, estudantes, profissionais que atuam nas áreas de comunicação e audiovisual e demais interessados em desenvolver atividades multidisciplinares, projetos, estudos ou novas metodologias de utilização das diferentes mídias do local.
A solenidade fez parte das ações em comemoração aos 15 anos de existência do PTI e deve ampliar as formas de comunicar à população sobre as atividades que acontecem no Parque e na Itaipu Binacional.
Para Jorge Augusto Callado, diretor superintendente do PTI, trata-se de “um avanço tecnológico de primeira linha que permitirá a elaboração de conteúdos de melhor qualidade e, consequentemente, democratização das informações”.
O Centro de Tecnologia em Transmídias conta com estúdio fotográfico, sala de aula, estúdio de áudio e um laboratório equipado com softwares e hardwares de ponta, que permitem o desenvolvimento de pesquisas, ensaios e produções de conteúdos.
Além disso, serão oferecidas oficinas de formação para jovens e adolescentes, visando a formação profissional e a criação de mão de obra qualificada para o setor e a geração de emprego e renda.
“Queremos despertar os talentos da região. As pessoas, entendendo o que fazemos aqui, podem vir fazer cursos, frequentar as nossas universidades e colocar suas expertises em prol do fortalecimento regional”, destacou Callado.
Depois de saber o que é, agora é aprender como faz. Então, quem se interessou, procure o PTI.