O salário mínimo no Paraguai deve ter reajuste de 4% a 5% em julho. O aumento terá como base a inflação acumulada em doze meses.
Hoje, o mínimo no Paraguai é de 2.041.123 guaranis, o que equivale a pouco mais de R$ 1.200 (o mínimo no Brasil é de R$ 954, desde janeiro).
Cerca de 430 mil trabalhadores paraguaios recebem o salário mínimo legal, que teve reajuste de 3,9% em julho do ano passado.
O último informa da Organização Internacional do Trabalho sobre a situação dos salários na América Latina mostra que o México e o Paraguai são os países em que o salário mínimo real tem apresentado um incremento constante.
A recuperação do mínimo paraguaio foi graças a um reajuste de 10% em 2014, de 7,7% em 2016 (em 2015 não houve reajuste) e de 3,9% no ano passado.
Esses reajustes seguem a nova legislação do Paraguai sobre o mínimo. Até 2016, o reajuste ocorria apenas quando a inflação atingia 10%, o que poderia demorar até três anos. Pela nova lei, a correção passa a ser anual.
O temor de alguns especialistas, de que a correção do mínimo teria impacto sobre a inflação, não se confirmou. No ano passado, ela ficou em 4,5% e, este ano, a meta já foi reduzida pelo Banco Central para 4%.
Fonte: jornal Ultima Hora