O presidente do Paraguai, Santiago Peña, já se encontra em Brasília, onde se reunirá nesta manhã desta segunda-feira com Lula para discutir importantes questões bilaterais, informou a Presidência da República.
Segundo a agência oficial de notícias do Paraguai, entre os temas da agenda a serem abordados estão os acordos pendentes de conclusão da Itaipu, obras conjuntas de infraestrutura, cooperação no combate ao crime organizado transnacional e outros de interesse comum, como avanços e desafios no âmbito do Mercosul.
O presidente paraguaio está acompanhado de uma delegação formada pelos ministros Rubén Ramírez, Lea Giménez, Carlos Fernandez Valdovinos e Javier Giménez, além do diretor paraguaio de Itaipu, Justo Zacarias.
No caso da Itaipu, os dois devem discutir o desbloqueio do orçamento da empresa deste ano, que tem causado atraso no pagamento de férias e 13º salário dos empresados brasileiros e paraguaios, além de poder impedir o pagamento dos salários no dia 25 deste mês.
O motivo do impasse é a falta de definição da tarifa da energia gerada pela empresa. De um lado, os paraguaios querem aumentar essa tarifa, alegando que precisam de dinheiro para o desenvolvimento deles, de outro lado, se o Brasil permitir esse aumento, quem vai pagar a conta é você, consumidor brasileiro, leia aqui.