Desenvolvida na faixa de fronteira dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, a Operação Ágata Graal, do Ministério da Defesa, tem sua base paranaense em Santa Terezinha de Itaipu.
Um complexo esportivo da cidade abriga 300 soldados do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Foz do Iguaçu. No comando da tropa, está o coronel do Exército Costa Bastos, responsável pela operação de Foz do Iguaçu até Medianeira, margeando a BR-277, e até Itaipulândia, margeando o lago de Itaipu.
A operação começou no dia 22 de setembro e não tem data para terminar. Ela envolve ações conjuntas das Forças Armadas e órgãos de segurança pública federais, estaduais e municipais.
O objetivo é aumentar a presença do Estado na região fronteiriça e combater os ilícitos nacionais e transnacionais, como narcotráfico e contrabando de armas e munições.
Segundo o comandante Costa Bastos, Santa Terezinha de Itaipu foi escolhida por estar muito bem posicionada geograficamente, “no centro da minha área de operações. Isso facilita a comunicação, controle e deslocamento das tropas e do comando”, afirmou.
No total, nos quatro Estados, a Operação conta com mais de 3 mil militares e civis envolvidos, além de apoio de viaturas e blindados terrestres, mais de 30 aeronaves de asas fixas e rotativas e 14 embarcações fluviais.
Fonte e foto: Decomsti