Um complexo esportivo da cidade abriga 300 soldados do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Foz do Iguaçu. No comando da tropa, está o coronel do Exército Costa Bastos, responsável pela operação de Foz do Iguaçu até Medianeira, margeando a BR-277, e até Itaipulândia, margeando o lago de Itaipu.
A operação começou no dia 22 de setembro e não tem data para terminar. Ela envolve ações conjuntas das Forças Armadas e órgãos de segurança pública federais, estaduais e municipais.
O objetivo é aumentar a presença do Estado na região fronteiriça e combater os ilícitos nacionais e transnacionais, como narcotráfico e contrabando de armas e munições.
Segundo o comandante Costa Bastos, Santa Terezinha de Itaipu foi escolhida por estar muito bem posicionada geograficamente, “no centro da minha área de operações. Isso facilita a comunicação, controle e deslocamento das tropas e do comando”, afirmou.
No total, nos quatro Estados, a Operação conta com mais de 3 mil militares e civis envolvidos, além de apoio de viaturas e blindados terrestres, mais de 30 aeronaves de asas fixas e rotativas e 14 embarcações fluviais.
Fonte e foto: Decomsti