O iguaçuense lê a notícia e fica com uma ponta de inveja: em Santa Terezinha de Itaipu, a Praça do Paço Municipal conta com uma árvore solar digital, que emite sinal de Wi-Fi gratuito pra quem estiver ali por perto.
A inveja não é só pela internet gratuita. Mas também porque a praça de Santa Terezinha conta com uma benfeitoria que não existe nas praças de cá: bancos pro povão se sentar.
Não é incrível, uma praça com bancos de praça? Pois é, as “nossas” não permitem este amigável convívio dos moradores. Se quiserem papear, que o façam de pé, como se estivessem tomando um cafezinho num boteco – mas sem o cafezinho.
Ainda sobre Santa Terezinha, a árvore digital é abastecida de energia por cinco painéis fotovoltaicos – que captam a luz solar e a transformam em eletricidade – e pode garantir sinal de Wi-Fi para até cem pessoas ao mesmo tempo. Conta, ainda, com conectores de USB para carregar até 16 celulares por dia.
A bela iniciativa é fruto de parceria do Conselho dos Municípios Lindeiros e da Itaipu Binacional (sempre ela!). O investimento foi relativamente baixo, de R$ 54 mil.
Santa Terezinha é o primeiro dos 16 municípios lindeiros ao Lago de Itaipu a receber a árvore digital. No Paraná, só três cidades contam com este tipo de equipamento: Guarapuava, a pioneira; Londrina; e Piraquara, na região de Curitiba.