Forças de segurança estaduais, federais e municipais se reuniram em Foz do Iguaçu para discutir ações conjuntas no combate à criminalidade. O encontro, que ocorreu nesta quinta e sexta-feira uniu pela primeira vez, representantes dos Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFron) e do Litoral (GGIL) do Paraná, Receita Federal, Forças Armadas e Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para debater temas relacionados ao enfrentamento ao crime organizado no Estado.
A iniciativa da Secretaria da Segurança Pública (Sesp) contou com a presença de representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
Durante o encontro, foram analisados resultados obtidos nas últimas ações desenvolvidas no Estado. Um dos temas abordados, apresentado pelo coordenador de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP), coronel Sérgio Augusto Ramos, foi a Operação Vida, que engloba prevenção, patrulhamento aéreo e terrestre, abordagens e fiscalização de veículos, além da intensificação no policiamento.
Além disso, foram citadas grandes operações feitas na região fronteiriça do Paraná, como uma única ação do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), em agosto deste ano, que apreendeu 6 toneladas de maconha escondidas em uma área rural de Marechal Cândido Rondon, próximo ao lago de Itaipu, no Oeste do Estado.
“O Paraná foi o estado recordista em apreensões de drogas no Brasil no primeiro trimestre deste ano. E isso é resultado das políticas públicas e integradas nesta gestão que, desde o início, promove essa integração com as forças”, afirmou o coordenador de Operações Integradas de Segurança Pública da Sesp e organizados do encontro, coronel Saulo de Tarso Sanson Silva.
Com informações da AEN