O Conselho Nacional de Educação Superior (CONES) do Paraguai, em sua Sessão Plenária, realizada ontem, quinta-feira, 31 de março, resolveu fechar os cursos de Medicina da Universidad Privada María Serrana da sede central de Assunção e da filial em Cidade Leste.
O processo de intervenção teve início em junho de 2021, com base em comunicações recebidas do Ministério da Educação e Ciências (MEC), sobre o curso. Em 25 de junho de 2021, foi emitida a Resolução CONES nº 277/2021, ordenando a intervenção.
O Prof. Dr. Julián Agüero de León, a Dra. Carmen Wilberger e a Dra. Viviana Jiménez foram nomeados auditores, acompanhados pelos assessores jurídicos da Instituição. Durante o processo, a Dra. Gladys Brítez foi adicionada à equipe de intervenção.
Inicialmente, foi estabelecido que a intervenção seria pelo prazo de seis meses, que foi prorrogado por meio da Resolução CONES nº 8/2022 .
No andamento do processo, a equipe de auditores constatou irregularidades nesses dois cursos, que foram registradas no relatório final, aprovado por unanimidade no Plenário do CONES ontem (31)
Com informações do CONES