Se você tem algum imóvel urbano ou rural no Paraguai, é bom ler esta nota

Os valores do imposto imobiliário para o ano de 2021 serão ajustados apenas pela taxa do Índice de Preços ao Consumidor (IPC)

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, assina o decreto que aumento o imposto. Foto: Agência IP

O o governo do Paraguai, por meio do Decreto nº 4.617, fixou os novos valores do imposto imobiliário em 1,7% para os imóveis urbanos e rurais.

Os valores foram apurados pelo Serviço Nacional de Registo Predial (SNC) do Ministério da Fazenda, que servirá de base de cálculo para o exercício de 2021.

O documento indica que os valores fiscais para o ano de 2021 serão ajustados apenas pela taxa do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), emitido pelo Banco Central do Paraguai (BCP), que no período dos doze meses anteriores a 1º de novembro de 2020 atingiu 1,7%, por meio da Nota BC / N ° 241/2020.

Além disso, o Decreto explica que, dada a atual crise provocada pela pandemia covid-19 e que afeta negativamente a economia do país e do mundo, a atualização (a cada cinco anos) dos valores fiscais foi adiada por mais um ano pelo índice de variação do mercado imobiliário, de acordo com a Lei nº 5.513/2015, e que, a partir de 2022, os valores fiscais serão atualizados de acordo com o índice de variação dos preços dos imóveis, que já considera o impacto da crise.

Fonte: Agência IP

Sair da versão mobile