Segunda-feira (1º), novo ministro paraguaio receberá a papelada sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu

A solenidade será realizada na sede do Ministério das Relações Exteriores do Paraguai

Primeira reunião da Comissão Consultiva do Tratado de Itaipu. Foto: MRE/Divulgção

O novo ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Euclides Acevedo, receberá da Casa Civil da Presidência da República toda a documentação recolhida e analisada pela Equipe Negociadora que irá tratar da revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, prevista para 2023.

O ato de entrega está marcado para segunda-feira (1º), na sede do Ministério das Relações Exteriores, com autoridades dos três poderes do Estado.

A Chancelaria do Paraguai, pelo decreto 3.173 / 19, está encarregada da coordenação geral da Equipe Negociadora, composta pelo Poder Executivo, que por sua vez trabalha com quatro painéis técnicos de especialistas nas áreas técnica, jurídica, comercial e econômica.

Em julho do ano passado, esses grupos de trabalho apresentaram seus relatórios preliminares ao presidente da República, Abdo Benítez.

A revisão do Anexo C diz respeito a questões tarifárias e de venda de energia para a usina hidrelétrica compartilhada pelo Paraguai e Brasil.

A equipe de negociação é formada pelo chanceler Acevedo, pelo presidente da ANDE, Félix Sosa, pelo ministro das Obras Públicas Arnoldo Wiens e por um representante do Gabinete Civil da Presidência da República, a ser confirmada, após a renúncia de Héctor Richer por motivos pessoais.

O processo de revisão começou em meados de 2019 com a formação de um grupo de trabalho formado por ex-autoridades e especialistas em questões energéticas que apresentaram suas recomendações ao governo do Paraguai.

Com informações da Agência IP

Sair da versão mobile