Seis propostas para o desenvolvimento tecnológico da região Oeste do Paraná, resultado de uma iniciativa em parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Itaipu Binacional e Fundação Araucária, foram selecionadas para receber cofinanciamento para implementação a partir de janeiro de 2019.
Entre os projetos selecionados estão, por exemplo, o desenvolvimento de um sistema automatizado para coleta de leite, uma solução para tratamento e controle de parasitas em bovinos e suínos e uma proposta para aplicação eficiente do biogás.
Os projetos são resultado da formação de promotores para Inovação e Desenvolvimento que, neste ano, foi concluída por 65 pessoas. O público-alvo dessa edição foram profissionais da área de Pesquisa e Desenvolvimento de empresas e instituições de ensino. O curso é organizado pelo Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Local com Inclusão Social para o Brasil (ConectaDEL Inovação) e visa, ao término, obter soluções inovadoras por meio da parceria entre universidades e empresas em prol do desenvolvimento territorial.
O coordenador do ConectaDEL, Cristian Aguilar, explica que o objetivo do Programa vai ao encontro da missão do PTI de promover o desenvolvimento territorial sustentável, por meio do incentivo à inovação e a capacitação de pessoas. “O ConectaDEL vai além do aporte de recursos para os projetos, trabalhando junto com as instituições que participam do curso conceitos como gestão da inovação, desafios da interação entre instituições de ciência e tecnologia e empresas, visando o desenvolvimento da cultura da inovação”, afirma.
A parceria entre PTI, Itaipu e Fundação Araucária para o ConectaDEL é realizada por meio do Sistema Regional de Inovação do Programa Oeste em Desenvolvimento.