Pois é, o frio chegou bem antes, mas o inverno, oficialmente, começa às 7h07 desta quinta-feira (21). E vai até 22 de setembro.
E como será este inverno, que prometia ser assustador, como diziam algumas fake news?
Nem chuvoso – menos chuvas é o normal pra estação – nem mais frio do que em outros anos. Ficará dentro da média histórica, mas mais frio do que no ano passado, onde em Foz do Iguaçu, por exemplo, houve apenas alguns dias de temperaturas baixas.
Matéria distribuída pela Agência Estadual de Notícias informa que o primeiro dia de inverno no Paraná será de tempo nublado, com temperaturas variando entre 8 e 26 graus. A gente acrescenta a previsão para Foz: tempo ensolarado, com mínima de 14 e máxima de 27 graus.
Na sexta-feira, dia de jogo do Brasil pela manhã, as temperaturas sobem em todas as regiões do Estado. Por aqui, mínima de 16 e máxima de 27 graus, bem parecidas com a de quinta.
As chuvas devem chegar com uma frente fria que entra no Paraná no domingo. Chove em todo o Estado no início da semana. O tempo melhora a partir de quarta-feira (27).
Chuvas no Paraná
Há entre 40% e 45% de probabilidade de que o inverno seja menos chuvoso do que o normal, no Paraná, devendo distribuir-se mais ou menos dentro da média histórica, segundo o meteorologista do Simepar Cezar Duquia.
A maioria dos modelos meteorológicos indica a neutralidade do fenômeno El Niño durante o inverno. A análise dos modelos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sugere ocorrência de chuvas abaixo da normalidade no Sul do Brasil.
Temperaturas
E as temperaturas deste inverno, como adiantamos lá em cima, devem seguir a tendência da normalidade, ao contrário do ano anterior quando ficaram acima da média, informa Cezar Duquia. Historicamente em junho os menores valores médios mensais variam de 10 a 12 graus no Sul e de 16 a 18 graus no Noroeste do Estado.
Em julho, costumam ficar entre 8 e 10 graus no Sul e entre 16 e 18 graus no Noroeste.
Os registros históricos de baixas temperaturas mais expressivos são de Palmas, no Sul do Estado, onde a temperatura mínima absoluta chegou a -8,2 graus em junho de 1967, -8,5 em julho de 1963, -8,9 em agosto de 1963 e -5,7 em setembro de 1964.
Geadas
Segundo Cezar Duquia, durante o inverno, as geadas são mais frequentes em junho e julho nas regiões Sul e Central, apesar de alcançarem até vales ao leste da Serra do Mar.
O Simepar e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) mantêm o serviço gratuito Alerta Geada, que emite previsões com antecedência de 48 e 24 horas.
Ao receberem as mensagens em tempo hábil, os produtores rurais podem adotar medidas de proteção das lavouras, reduzindo o risco de perdas agrícolas. Boletins são divulgados pelo Disque Geada (43) 33914500, nas redes sociais e páginas www.simepar.br e www.iapar.br.