Opinião
O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, nomeou, na sexta-feira (05), um novo secretário de Planejamento e Captação de Recursos de Foz do Iguaçu.
A partir de amanhã (08), o arquiteto Leandro Teixeira Costa assume o posto, no lugar de Edinardo Antônio Borba de Aguiar, que segue na administração municipal, agora em nova missão, na Diretoria de Captação de Investimentos, Projetos Estratégicos e Inovação da Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos.
Talvez, a estratégia de Chico seja a de atender uma ala do empresariado local do ramo imobiliário e de construção civil, pois Leandro, além de ser arquiteto, foi presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) e tem muito trânsito nesse meio
Na verdade, a estrutura montada, há anos, na Secretaria de Planejamento parece um verdadeiro “feudo” de alguns funcionários municipais, que dominam a pasta com “mão de ferro”.
Muito empresários, por exemplo, se queixam que a liberação de um alvará leva meses para ser obtida, pois os responsáveis pela liberação, segundo esses empresários, em alguns casos, parecem procurar “pelo em ovo” em todo o processo. Por que será, hein?
Portanto, para que o novo secretário possa atender às novas exigências do prefeito, será preciso mudar toda a estrutura existente hoje, a fim de torná-la mais ágil, eficiente e menos burocrática.
A pergunta é: será que Leandro tem carta branca para isso, ou vai ter de engolir a estrutura existente e deixar tudo do jeito que está?
Quem viver verá!