Será que agora os turistas brasileiros não serão mais assaltados ou enganados?

No sábado (2), representantes de vários setores da economia se uniram em uma manifestação contra a violência e a insegurança em Ciudad del Este, no Paraguai

Manifestação no sábado, em Ciudad del Este. Fotos: divulgação/prefeitura

No Paraguai, o prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto Vallejos convocou, no sábado (2), uma jornada de conscientização contra os falsos guias turísticos que atuam no centro da cidade.

A manifestação, acompanhada por dirigentes, vereadores, Polícia Turística e cerca de 500 trabalhadores e comerciantes, teve como objetivo divulgar a mensagem de alerta às potenciais vítimas de fraudes, enganos e agressões registradas no microcentro de Ciudad del Este.

De acordo com uma nota divulgada pela Prefeitura, muitos visitantes brasileiros aplaudiram a iniciativa que reforçou a urgência de medidas para melhorar a segurança pública.

Além disso, foram citados alguns centros comerciais que se caracterizam pela cumplicidade com os chamados ‘pirañitas’, que atuam como se fossem guias de turismo e acabam atraindo os visitantes para empresas irregulares”, diz a nota.

O prefeito disse que os seguranças atuam também alertando os turistas para não entrarem, por exemplo, em empresas de pessoas que são conhecidas pela fama de enganar turistas brasileiros. “Sabemos que os visitantes vão ser assaltados, enganados em alguns locais e a polícia sabe e não faz nada“, afirmou Prieto.

Vale lembrar que a atuação dos “piranhas” é proibida pela Prefeitura de Ciudad del Este e para o prefeito, o problema acaba se a polícia agir.

O chefe da Casa Civil, Hugo Benítez, disse que o município não tem competência para agir judicialmente. “Queremos acordar as autoridades porque a situação está insustentável”, disse.

A falta de segurança tinha sido discutida também na quinta-feira (29), durante uma reunião com o comissário-chefe Edgar Sugastti, novo chefe do Departamento de Segurança Turística do Alto Paraná. Na oportunidade, o Comissário afirmou que pretende trabalhar em conjunto com o município para proporcionar maior segurança aos visitantes.

Com informações da Direção de Comunicação da Prefeitura de Ciudad del Este

 

 

Prefeito de Ciudad del Este encabeçou a manifestação

 

Sair da versão mobile