Será que sai? Itaipu quer construir um EcoParque na Vila A

Novo espaço de lazer para moradores e turistas será instalado em torno do Córrego Jupira, em área verde pertencente à binacional

Pista de caminhada envolve a mata onde deverá ser construído o EcoParque. Foto: IB/Divulgação

A Itaipu Binacional, a Prefeitura de Foz do Iguaçu e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Departamento do Paraná, farão o pré-lançamento de um concurso público nacional de arquitetura e paisagismo para o futuro EcoParque Itaipu. A cerimônia será nesta segunda-feira (dia 19), às 10h45, no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu.

A previsão é que o edital do concurso seja publicado no próximo mês, em janeiro de 2023.

O Ecoparque será instalado na área verde pertencente à Itaipu, em torno do Córrego Jupira, entre as avenidas Garibaldi, Andradina e Paraná e a rodovia BR-277. O espaço é circundado por uma ciclovia com 4.800 metros de extensão.

Os projetos arquitetônicos deverão ser elaborados dentro do conceito de soluções tecnológicas 5.0, voltadas para o bem-estar das pessoas e conservação do meio ambiente. Entre os equipamentos previstos para o local estão wi-fi gratuito, reconhecimento facial, medição de temperatura corporal etc.

Também serão instaladas torres de observação, pontes e espelhos d’água, além de trilhas educativas, sensoriais e para a prática de ciclismo, oferecendo diversos tipos de experiências para diferentes públicos – como idosos e PCDs.

Com informações da IB

Sair da versão mobile