O Paraguai, produzindo tratores e até aviões? É isso mesmo.
O país vive um processo rápido de industrialização. E indústria atrai indústria, como se lê nas notícias sobre o país, quase diariamente.
A participação da indústria no Produto Interno Bruto paraguaio quase duplicou em sete anos: correspondia a 10% e já atinge 19%, segundo o presidente da União Industrial Paraguaia, Gustavo Volpe.
Estamos falando de um PIB que cresce a taxas de mais de 4% ao ano, enquanto os dois maiores vizinhos, Argentina e Brasil, patinam.
O resultado desse crescimento apareceu também na 37ª Expo Feira Internacional de Gado, Indústria, Agricultura, Comércio e Serviços, que encerrou no domingo, no município de Mariano Roque Alonso, com forte participação de indústrias. Um grande público visitou os estandes.
A expectativa, segundo Gustavo Volpe, é que o setor industrial continue crescendo, mas para isso o novo governo deve manter a política de captação de investimentos, inclusive de maquiladoras.
Ele disse que o interesse dos estrangeiros pelo Paraguai só aumenta. Já está garantida a vinda de uma empresa argentina, que montará tratores no Paraguai, e outra que está estudando o mercado para produzir aviões de pequeno porte.
Durante a feira, as pequenas e médias empresas tiveram um espaço especial para mostrar seus produtos, pela primeira vez.
As pequenas companhias representam 92% do total das empresas e respondem por 70% do movimento econômico, disse o presidente da União Industrial Paraguaia.
Fontes: ABC Color e Última Hora