Setor de Segurança Pública não consegue reduzir o número de furtos de veículos em Foz

Secretário Júlio Reis em entrevista ao programa Contraponto. Foto: Rádio Cultura.

Embora os índices de criminalidade em Foz do Iguaçu tenham diminuído bastante nos três primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, os índices de furto (quando não há contato com a vítima) de veículos continuam, praticamente, os mesmos nessa comparação.

Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, em 2017 foram registrados 220 furtos de veículos em Foz no primeiro trimestre.

Já este ano, o número foi de 212 furtos no mesmo período. Ou seja, a redução foi de irrisórios 3,64%.

Vale lembrar que esses são apenas os furtos registrados, pois muitos proprietários não registram nem queixa na polícia por acharem que isso é pura perda de tempo.

A boa notícia é que ontem (21), o secretário de Segurança Pública do Paraná, Júlio Reis, quando indagado sobre o assunto no programa Contraponto, da Rádio Cultura, disse que iria acionar o delegado-geral da Polícia Civil para dar mais atenção ao problema. Principalmente, ao que acontece na Vila A, onde esse tipo de crime se mantém constante.

Mas, no balanço geral, a criminalidade vem baixando em Foz, segundo os dados da Secretaria de Segurança do Estado, principalmente no que se refere a roubos (quando há contato com a vítima, violência ou ameaça). E isso é muito bom. Vejam os números abaixo.

Dados de Foz:

Crimes contra o patrimônio: – 11,3%
Roubos: -29,8%
Furto de veículos: -3.64%
Roubo de veículos: -47%
Roubo em ambientes públicos: -13,1%
Furto em residências: -11%
Roubo em residência: -56,3%
Furto em comércio: -22,3%
Roubo em comércio: -65,1%

 

INFORME IMPORTANTE

Sair da versão mobile