Na bolsa de apostas, aparece agora o nome de Marcos Vitório Stamm para a diretoria-geral brasileira de Itaipu.
Conforme previsão meio generalizada, a solução caseira será adotada para a substituição de Luiz Fernando Leone Vianna, exonerado (a pedido) pelo presidente Michel Temer do cargo de diretor-geral brasileiro de Itaipu.
No páreo, os nomes mais fortes são os de atuais diretores da empresa: o diretor jurídico, Cezar Ziliotto, e o diretor financeiro executivo, Marcos Vitorio Stamm.
O primeiro está na Itaipu há seis anos, enquanto Stamm assumiu junto com Vianna, em março do ano passado.
Você sabe quem são eles? Vamos aos respectivos currículos:
Stamm
Marcos Vitorio Stamm é londrinense, formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 1981, com pós-graduações em Direito Administrativo – Licitações e Contratos Administrativos, e em Direito Administrativo Controle da Administração Pública, ambas pela Faculdade de Direito de Curitiba.
No seu currículo, conta: diretor geral da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho do Paraná, em 1999 (durante o período respondeu pelo cargo de secretário de Estado da pasta); diretor administrativo e financeiro da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), em 1990; delegado regional do Trabalho substituto da Delegacia Regional do Trabalho do Estado do Paraná e chefe do Serviço de Relações do Trabalho, no período de 1996 a 1998.
E mais: assessor do governador do Estado do Paraná, em 2010; chefe de gabinete do secretário da Assessoria Especial do Governo do Estado do Paraná, no período de 1987 a 1990; chefe de gabinete da Fundação da Assistência aos Municípios do Paraná (Famepar), no período de 1984 a 1987; assessor técnico do Senado Federal – gabinete do senador Sérgio Souza, no período de 2011 a 2014.
Ziliotto
O advogado Cezar Eduardo Ziliotto é curitibano. Ele assumiu a Diretoria Jurídica de Itaipu no final de 2011 e é, hoje, o mais longevo diretor em atividade.
Formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1995, tem pós-graduação em Auditoria Contábil pelo Centro de Desenvolvimento Empresarial da Faculdade Católica de Administração e Economia – a FAE (1997).
Também na FAE, lecionou Instituições de Direito e Direito Empresarial. Em 2007, assumiu o cargo de diretor jurídico da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que ocupou durante quatro anos, até ser nomeado para o mesmo cargo em Itaipu.