Starlink começa os testes para levar internet a todo o Paraguai

O objetivo é priorizar as áreas de educação, saúde e segurança

Foto ilustrativa: divulgação/Agência IP

Após ter recebido a aprovação do Ministério de Tecnologias de Informação e Comunicação (Mitic) e a concessão da Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel), a empresa Starlink, liderada por Elon Musk, enviou o primeiro modelo de equipamento para operar o serviço de transmissão de dados e acesso à internet no Paraguai.

O ministro Gustavo Villate anunciou que recebeu na semana passada os primeiros equipamentos do modelo Starlink. Estes equipamentos serão essenciais para a realização de testes iniciais, que permitirão definir a tecnologia necessária em áreas cruciais como a educação, a saúde e a segurança.

“Queremos priorizar esses três cenários onde o Estado tem presença limitada. Além disso, buscamos estabelecer uma rede de locais conectados para oferecer serviços de conectividade até mesmo em praças públicas”, explicou Villate.

Testes em andamento estão em fase de negociação para definição do modelo de contratação do serviço. Embora a empresa esteja finalizando os detalhes comerciais, espera-se que, na melhor das hipóteses, a Starlink comece a oferecer seus serviços em dezembro ou janeiro de 2024.

 

Sair da versão mobile