O jornal O Estado de São Paulo informa hoje (14) que a “a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal autorizou, por unanimidade, os pedidos de extradição apresentados pelo governo do Paraguai contra Lorenzo Gonzales Martinez e Oscar Luis Benitez, acusados de sequestrar e assassinar a filha do ex-presidente do Paraguai Raúl Cubas, Cecília Cubas.”
Ainda segundo o jornal, “a dupla foi presa no ano passado pela Polícia Federal em Itaquaquecetuba (SP). Uma vez autorizada, extradição aguarda determinação do presidente Michel Temer”.
O pedido de extradição apresentado por Assunção foi formulado a partir do Acordo de Extradição entre os Estados-Membros do Mercosul e exige que os suspeitos respondam pelo crime em solo paraguaio, informa o Estadão.
O jornal diz ainda que “Lorenzo Martinez e Oscar Benitez alegam que não cometeram os crimes e que atuavam no Paraguai como dirigentes do Partido Pátria Livre, de oposição ao governo. A defesa da dupla afirma que acusação é perseguição política”.
A filha do ex-presidente Raúl Cubas foi sequestrada no dia 21 de setembro de 2004, em Assunção. Embora o pai tenha pago um resgate de US$ 300 mil, o cadáver dela foi achado cinco meses depois em uma fossa cavada em uma casa dos arredores da capital.