Pelo menos esta é a avaliação preliminar da Prefeitura. O repasse dos royalties, embora tenha sido feito normalmente pela Itaipu Binacional, deixou de ser pago pela União a estados e municípios por falta de previsão orçamentária.
Soa um pouco estranho, né? Se Itaipu pagou, a União teria o dinheiro para pagar aos municípios. Mas não é bem assim que funciona. Com a alta do dólar, o valor dos royalties aumentou, e para repassar o dinheiro com novos valores, o governo federal precisa do aval do Congresso.
A falta do pagamento certamente vai afetar as contas das prefeituras – umas mais, outras menos. Em Foz, o prefeito Chico Brasileiro mandou fazer um levantamento de todos os contratos que usam por base os recursos dos royalties de Itaipu.
Mas, preliminarmente, segundo nota da Prefeitura, não será necessário rever nenhum investimento em andamento, porque foram economizados recursos ao longo do ano. O que é bom sinal para as finanças municipais.
O prefeito irá se manifestar oficialmente sobre isso neste sábado (20), às 11h, durante o evento Foz ComUnidade, no Centro de Convivência do Jardim São Paulo.