Tá bonito de ver: obras de duplicação da Rodovia das Cataratas

Com 5,48% de conclusão, a previsão de entrega da duplicação é para o primeiro semestre de 2024

Passa-fauna localizada no km 2+940, conectando dois fragmentos da margem esquerda do Rio Tamanduá. Fotos: DER

Veja as fotos do andamento das obras de duplicação da Rodovia das Cataratas, divulgadas nesta quarta-feira (22) pelo DER, e que incluem a construção de três corredores (túneis) para permitir a passagem de animais silvestres por baixo da pista, conhecidos como passa-faunas.

Com 5,48% de conclusão, a previsão de entrega da duplicação é para o primeiro semestre de 2024.

As obras vão desde o portal de entrada do Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas, até trevo de acesso à Argentina, passando ainda pelo Aeroporto Internacional de Foz de Iguaçu.

No total, a infraestrutura terá um investimento de R$ 129,66 milhões, fruto de uma parceria entre o Governo do Paraná, governo federal e a Itaipu Binacional, sendo a hidrelétrica responsável pelos recursos.

O projeto prevê implantação de vias marginais, de passeio, ciclovia, uma nova ponte sobre o Rio Tamanduá, iluminação com LED e quatro viadutos: no km 2,2, no km 3,9, no km 7,6 e no acesso ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

Duas passa-faunas estão localizadas no km 2+940, conectando dois fragmentos da margem esquerda do Rio Tamanduá, e no km 5+854, ambas com largura de 3×3 metros. Elas possuem comprimento de 46,60 e 65,6 metros, respectivamente. Além disso, a nova Ponte do Rio Tamanduá terá um vão livre, que vai funcionar como meio de deslocamento da fauna.

Sair da versão mobile