Temporada de verão no Paraná: as vozes virão do céu

O novos drones também podem transmitir mensagens a pessoas desaparecidas, no mar ou em matas fechadas, durante sobrevoos de reconhecimento

O novos drones do Corpo de Bombeiros do Paraná entrarão em operação nesta temporada de verão. Foto: CBMPR

A equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), que estará em ação no Litoral durante a temporada de verão, vai receber um reforço especial. E que vem do alto. Dois novos drones de alta tecnologia e hélices mais robustas vão ajudar nos trabalhos de prevenção e buscas nas praias paranaenses.

Os novos equipamentos, cujo investimento totalizou R$ 650 mil, têm alto-falantes capazes de reproduzir sons gravados ou em tempo real; holofotes; câmera com zoom de alta definição para longas distâncias; além de visão termal.

Os alto-falantes permitem que os banhistas sejam avisados, mesmo dentro da água, sobre eventuais riscos que estejam correndo, como por exemplo estarem se banhando em locais inapropriados ou que apresentem situações específicas de perigo naquele momento.

Também podem transmitir mensagens a pessoas desaparecidas, no mar ou em matas fechadas, durante sobrevoos de reconhecimento, avisando que as equipes de resgate estão em ação. Além disso, as câmeras termais são avanços importantes para as buscas noturnas..

Os equipamentos recém-adquiridos são do modelo DJI Matrice 350 RTK e estão sendo utilizados atualmente no Curso de Pilotos de Aeronaves Remotamente Pilotadas da Corporação, primeira capacitação desse tipo própria da Instituição.

A autonomia de voo desses drones, com cada par de baterias, é de no máximo 55 minutos. Resistência a chuva, altas e baixas temperaturas e a ventos de até 12 metros por segundo, bem como altura máxima de voo de 7 mil metros, são outras características desses drones.

Sair da versão mobile