Tércio Albuquerque: experiência de 50 anos de vida pública no diálogo de Itaipu com a região

Marcos Stamm e Tércio Albuquerque: sintonia. Foto: Nilton Rolin

Ex-vereador e ex-prefeito de Foz, ex-deputado estadual e duas vezes diretor da Itaipu, Tércio Albuquerque é hoje um dos principais interlocutores da Itaipu Binacional em Foz e região.

Uma das pessoas de confiança do diretor-geral brasileiro, Marcos Stamm, Tercio tem bom trânsito político dentro e fora de Itaipu.

Ele é o representante da usina no Fundo de Desenvolvimento de Turismo de Foz do Iguaçu (Fundo Iguaçu), no Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu (Codefoz), no Polo Iguassu e também no Conselho do Turismo (Comtur).

É ainda representante suplente no Conselho Consultivo do Parque (Comparni) e no Conselho Paranaense de Turismo (PRTur).

Há quase 50 anos na vida pública, Tércio iniciou a jornada política como vereador em Foz do Iguaçu. Em 1973, foi eleito prefeito do município.

Por duas vezes, ocupou o cargo de deputado estadual do Paraná, na primeira de 1978 a 1982 e, reeleito, daquele ano até 1986.

Na Itaipu, esteve à frente das diretorias de Coordenação e Administrativa.

Tércio voltou para a Itaipu no ano passado, como assessor de Marcos Stamm, na época diretor financeiro executivo.

Agora que Stamm está na Diretoria Geral, Tércio continua ao seu lado, seguindo à risca o preceito da função: obedecer às determinações do diretor.

De portas sempre abertas, o assessor tenta atender as demandas de quem o procura de forma equânime, dentro das possibilidades de sua função e do que a Itaipu pode oferecer.

“Minha função primordial é me colocar à disposição de toda a população dos municípios lindeiros e fazer essa interlocução com o diretor”, afirma.

Tércio também foi secretário do Trabalho do Estado, delegado Regional do Trabalho no Paraná, coordenador estadual do Procon e diretor de Operações do Detran do Paraná, entre outros cargos públicos.

Sair da versão mobile