“Terra do Sol Nascente” do Paraná se iguala às 7 cidades mais inteligentes do mundo

Assaí teve sua origem com a chegada de imigrantes japoneses na região, que deram à cidade um nome com o significado de “Terra do Sol Nascente”

Como Assaí, no interior do Paraná, virou referência global de inovação - Com apenas 13,7 mil habitantes, município do Norte Pioneiro está entre as 7 cidades mais inteligentes do mundo pelo ranking Smart21 do Fórum de Comunidades Inteligentes do Canadá (IFC). Assaí também foi reconhecida nacionalmente pelas boas práticas inovadoras no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora - Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Em junho deste ano ano, com a publicação do ranking TOP7, do Fórum de Comunidades Inteligentes (ICF, do inglês), a cidade de Assaí entrou para a lista das sete comunidades mais inteligentes do mundo, igualando-se a Curitiba e das cidades de Coral Gables (EUA), Durham (Canadá), Fredericton (Canadá), Hilliard (EUA) e Yunlin (Taiwan).

Em novembro, o vencedor será definido no Smart Cities Awards, principal evento do setor, realizado anualmente em Barcelona, na Espanha.

Em 2023, a cidade já havia ficado entre as 21 primeiras do ranking, conhecido como “Oscar da Inovação”. Uma das metas de Assaí é utilizar um modelo colaborativo que aproxima o setor privado, setor público e universidades, para se tornar a primeira cidade-laboratório do Brasil, sendo referência para testes em escala de novas tecnologias.

ESSÊNCIA INOVADORA – Assaí teve sua origem com a chegada de imigrantes japoneses na região, que deram à cidade um nome com o significado de “Terra do Sol Nascente”. A influência e presença oriental são marcantes na comunidade até hoje.

Um dos fatores responsáveis pelo crescimento populacional da cidade foi a terra fértil, que possibilitou que a economia se concentrasse principalmente na plantação de café até os anos 1950. A partir de então, Assaí passou a ser um polo têxtil com grandes plantações de algodão, o que fez a cidade ser considerada a capital do algodão nos anos 1960.

Com o passar do tempo, a agropecuária ganhou terreno e muitos trabalhadores rurais migraram para áreas urbanas, tanto dentro quanto fora da cidade, em busca de melhores oportunidades de emprego.

Assim, iniciaram-se esforços para melhorar as condições urbanas e tornar Assaí um lugar mais atraente, incentivando seus cidadãos, especialmente os jovens, a contribuir para a economia local. Desde então, a essência inovadora da cidade tem se tornado mais evidente, começando pela criação de uma secretaria de ciência, tecnologia e inovação.

 

Sair da versão mobile