Teste realizado nesta terça (29) avalia quanto peso a Ponte da Integração Brasil-Paraguai pode suportar

Foram utilizados seis caminhões (carregados com brita e água), pesando 27 toneladas cada um

Teste realizado na terça-feira (29). Fotos: IB/Paraguai

A Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que está sendo construída com financiamento de Itaipu, passou nesta terça-feira, 29 de novembro, por um minucioso teste dinâmico de carga, que avaliou a resistência da estrutura prevista para suportar um intenso tráfego de veículos.

A ponte foi projetada para suportar 500 quilos por metro quadrado e a carga real a que foi submetida é de 670 quilos por metro quadrado, o que permitiu avaliar o fator de segurança da estrutura, por meio de ensaios dinâmicos de carga.

Durante a operação, foram utilizados seis caminhões (carregados com brita e água), pesando 27 toneladas cada um, distribuídos em uma área de 7×36 metros, que faziam o percurso pelo tabuleiro da ponte em diferentes velocidades (20, 40 e 60km/h). 

Da mesma forma, foram instalados no local equipamentos de medição de alta precisão, com os quais foram verificadas as deformações verticais, após a aplicação das cargas em cada ponto de controle.

Os medidores incluem células de carga, uma instalada no topo de cada um dos 116 tensores e a uma altura de 180 metros, com as quais se avalia a resistência dos tirantes. Além disso, extensômetros, inclinômetros, acelerômetros e medidores de deslocamento foram utilizados para realizar a tarefa.

Sair da versão mobile