Toc-toc-toc! Quem bate? Os boletos do IPTU 2024 de Foz

Boletos do IPTU 2024 já estão disponíveis no site da Prefeitura de Foz

Estão disponíveis para emissão, no site da Prefeitura de Foz do Iguaçu, os boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao exercício de 2024. De acordo com os dados do Cadastro Imobiliário Municipal, Foz do Iguaçu tem mais de 149 mil imóveis aptos à cobrança do imposto.

As guias do IPTU 2024 podem ser emitidas no endereço eletrônico: http://www2.pmfi.pr.gov.br/24horas/Dividas/frmInscricaoEdif.aspx ou adquiridas presencialmente na Secretaria da Fazenda.

O atendimento presencial deve ser agendado com antecedência pelo Whatsapp (45) 98402-3239.

O IPTU pode ser pago em cota única com 10% de desconto ou parcelado em até 10 vezes, desde que o valor mínimo por guia não seja inferior a uma Unidade Fiscal de Foz do Iguaçu – UFFI (R$ 111,87). O vencimento da primeira parcela é no dia 22 de março, tanto para quem optar pelo pagamento à vista quanto pelo parcelamento.

As demais parcelas terão vencimentos nos dias 15 dos meses subsequentes. Quando a data coincidir com feriados e finais de semana o pagamento deve ser efetuado até o próximo dia útil.

Conforme explica Salete Horst, secretária da Fazenda, o contribuinte que pagou a vista o IPTU nos últimos anos também terá direito a uma bonificação. “Terá direito a bonificação progressiva aqueles que recolheram o imposto nos anos anteriores em cota única. A bonificação é de 2,5% ao ano. Acumula-se a bonificação progressiva até o limite de 15%”.

O IPTU das casas, prédios ou estabelecimentos comerciais é calculado com base no valor venal do imóvel, que é o preço da propriedade estabelecido pelo Poder Público. Sobre o valor venal foram aplicadas as seguintes alíquotas: imóvel edificado (Predial) de 1,0% e para imóvel não edificado (Territorial) foram de 2,0%.

Taxa de lixo
O valor da taxa de lixo é lançado separadamente. “O contribuinte deve ficar atento ao emitir as guias do IPTU e da Coleta de Lixo. São tributos diferentes com lançamentos separados”, lembra o diretor de Arrecadação e Tributos, Célio Lazarini.
Essa taxa tem como base de cálculo o custo dos serviços de coleta de lixo urbano, calculada anualmente. O valor a ser pago pode variar entre 3,50 e 165,00 UFFI`s, com critérios como: localidade, tamanho do terreno, frequência da coleta e a utilização do imóvel. A Tarifa Social varia entre 0,5 e 1,0 UFFI anual.

Aplicação
Todo recolhimento relativo a impostos é revertido em investimento na infraestrutura, programas, projetos e serviços que estão em andamento na cidade. As políticas de saúde, educação, esporte, cultura e de assistência social em âmbito municipal são financiadas por meio do pagamento regular desses tributos.

https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=53269

Sair da versão mobile