Turistas brasileiros não voltam ao Paraguai, por medo de ameaça de serem enquadrados em atividades ilegais

A afirmação é do jornal ABC Color, devido à impunidade de policiais que praticam extorsão

Alfândega paraguaia na Ponte da Amizade em Ciudad del Este. Foto: MOPC

Armando “Tony” Santamaría, presidente da Fedecámaras (Federação das Câmaras de Comércio de Ciudad del Este), disse que os empresários da cidade estão preocupados com a impunidade dos casos que afetam os turistas, informa o jornal ABC Color de segunda-feira (15).

“Enquanto os juízes e promotores de Ciudad del Este inocentam os policiais, em casos de sequestro de estrangeiros, muitos turistas brasileiros não voltam à cidade, por medo de extorsão sob ameaça de serem enquadrados em atividades ilegais”, diz o jornal.

No Paraguai, segundo a imprensa do país, quase todas as denúncias de extorsão, sequestro e intimidação de turistas, principalmente de brasileiros, acabaram com a absolvição dos policiais envolvidos, mesmo diante da existência de provas robustas.

Santamaría afirmou que essa “ineficiência judicial afugenta os investidores interessados no setor de turismo”.

O ABC Color publicou, também, vários depoimentos de turistas brasileiros que foram extorquidos e sequestrados por policiais paraguaios e disseram que não vão voltar mais à cidade.

“Não entendemos como esses casos terminaram assim, se as vítimas deram todos os detalhes e foi visto na televisão”, questionou Santamaría sobre o caso de uma família de turistas brasileiros sequestrada e extorquida por policiais paraguaios, em 2018, que, depois, foram inocentados pela Justiça do Paraguai.

Com informações do jornal ABC Color

Sair da versão mobile