A duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469), corredor turístico que liga a área urbana de Foz do Iguaçu ao Aeroporto Internacional e ao portão de acesso ao Parque Nacional do Iguaçu, será concluída somente no fim do primeiro semestre de 2026.
A informação foi confirmada pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti.
As obras de duplicação dos 8,7 quilômetros da BR-469, do trevo de acesso à Argentina até o portão do Parque Nacional, deveriam ser concluídas em março de 2024.
Segundo Furiatti, o atraso foi causado por problemas de desapropriação e algumas alterações do projeto, principalmente no acesso ao Aeroporto.
Perimetral
Quanto à Perimetral Leste, que vai desviar para a BR-277 o trânsito das pontes da Integração e Tancredo Neves, ele disse que ficará pronta em dezembro deste ano.
A conclusão da Perimetral Leste é fundamental para abertura da Ponte da Integração, que está há dois anos concluída.
O atraso no cronograma, de acordo com Furiatti, ocorreu também devido a algumas desapropriações de áreas onde vai passar a nova rodovia, incluindo cinco viadutos, vias marginais e alças de acessos.
O projeto inclui ainda duas aduanas novas nas cabeceiras das pontes do Paraguai e da Argentina.
Traduzindo: os turistas vão continuar sofrendo, por um bom tempo, no caótico trânsito da Terra das Cataratas, principalmente dos feriadões, como o do próximo Carnaval.
Com informações do GDia