Um ano depois, é encontrado o submarino da Marinha de Guerra argentina

O submarino, em foto de maio de 2017. Foto: Juan Kulichevsky, Wikimedia

O submarino ARA San Juan, da Marinha de Guerra argentina, foi localizado nesta sexta-feira, 17. O submarinho estava desaparecido há um ano no Oceano Atlântico, com 44 tripulantes a bordo.

A busca começou dois dias depois de o submarino deixar de fazer contato, em 15 de novembro de 2017. No início, 13 países colaboraram nas buscas, mas a maioria se retirou antes do fim do ano, sem resultados.

Em mensagem no Twitter, a Marinha argentina informou que ontem, 16, um veículo submarino operado remotamente, da empresa Ocean Infinity, localizou o submarino.

O porta-voz da Marinha informou ainda que agora estão sendo esperadas as imagens do submarino, feitas pelo veículo submarino.

O naufrágio

Arte preparada pelo jornal argentino La Nación mostra o que aconteceu, da explosão de baterias à implosão no fundo do mar.

No dia 14 de novembro, o ARA San Juan navegava de volta a Mar del Plata, com 44 tripulantes a bordo.

No trajeto, houve uma explosão, quando entrou água do mar pelo sistema de ventilação. Isto causou um incêndio, que obrigou o submarino a sair à superfície.

No meio de um intenso temporal,o incêndio foi controlado e o submarino voltou a submergir.

No entanto, embaixo d´água, o incêndio voltou e houve uma explosão do hidrogênio acumulado no tanque de baterias, que teria afetado o sistema de controle.

Sem controle, o submarino começou a descer cada vez mais. Estações hidroacústicas detectaram então uma explosão – na verdade, a implosão do submarino, ao atingir profundidades para as quais não estava preparado.

Sair da versão mobile