*Por Carlos Roberto de Oliveira
Ao se encontrarem, como de praxe, os cumprimentos, sempre efusivos, eram acompanhados de comentários espirituosos cuja réplica vinha na mesma moeda.
E a pauta da resenha naturalmente ia se apresentando, até com uma certa mesmice, quando alguém, com a verve tão peculiar daqueles que integravam o grupo, maliciosamente, propôs uma reflexão sobre um tema que a rigor era de domínio de quase todos, o futebol.
Sem que houvesse qualquer omissão de senso crítico, e em se tratando de um tema cujo domínio pensava-se somente o brasileiro tê-la, eis que, um integrante do grupo, em se referindo ao futebol, manifestou-se dizendo que há uma nova ordem mundial para este esporte, e ela é procedente do oriente médio.
E justificou citando o caso do impressionante avanço da Arábia Saudita que, sem pedir licença, vai promovendo uma verdadeira revolução no mundo do futebol.
Pois é, a Arábia Saudita, um país riquíssimo e extremamente conservador, e que escolheu o futebol, um esporte passional e com consequências inimagináveis no que se refere a reações comportamentais, para brindar sua gente com a alegria pela emoção causada pelo grito de um gol.
E o mais significativo disto tudo, pois aparentemente um desafio para uma sociedade altamente disciplinada, é que a harmonização do modernismo com o tradicionalismo se dá de uma forma serena e compatível, mercê da cultura de um povo que, respeitando suas convicções, não se deixa levar pelo condicionamento de que o futebol seja um fim, e, sim, só um meio de diversão.
Não se enganem, todavia, pois há um proposito para esta investida dos sauditas, isto porque, além de despertar a atenção para o mundo, nada impede que atinjam seu objetivo maior e que é o da conquista, pela primeira vez por um clube árabe, do campeonato mundial de futebol.
E para quem gosta do futebol arte, algo há muito desaparecido no Brasil, terá oportunidade de ver um novo clássico do futebol moderno envolvendo o Al-Hilal x Al-Ittihad.
Quem diria, hein?…
É a magia do futebol.
*Carlos Roberto de Oliveira é empresário do ramo de logística em Foz do Iguaçu