Uma proposta para acabar com o caos no centro comercial de Ciudad del Este e evitar congestionamentos na fronteira: um trem aéreo, que circularia pelas principais avenidas da cidade paraguaia e atravessaria a Ponte da Amizade, até chegar a Foz do Iguaçu.
A alternativa do trem aéreo, levantada como possibilidade pelos editores do jornal Vanguardia, é vista como uma boa solução pelo engenheiro Robert Caballero, presidente da Câmara Paraguaia de Construção em Alto Paraná.
“O sistema de transporte aéreo, um trem que passe por cima e possa levar-nos aos centros comerciais e cruzar até Foz seria estupendo”, disse o engenheiro ao Vanguardia.
Segundo ele, é uma alternativa “possível de ser feita. A questão, apenas, é elaborar bem o projeto e que haja vontade das autoridades para fazê-lo funcionar”, disse.
O engenheiro disse que o problema do centro comercial de Ciudad del Este é muito difícil de ser solucionado. Taxistas e ambulantes são os “donos” das ruas. Pontos de táxi, os transportes alternativos e os mototaxistas ocuparam toda a região comercial.
“Estamos sitiados, e quando alguém vai ao centro deve deixar muito longe seu veículo e caminhar no meio da rua, porque todas as transversais estão ocupadas”, afirmou.
O grande problema que ele vê é que a proposta vai contra o interesse dos taxistas. A cidade está desorganizada, disse, exatamente porque os políticos não conseguem organizar o transporte por táxis de Ciudad del Este.