Urgente! Anvisa diz que vai instalar barreiras nas pontes da Amizade e Tancredo Neves

Quem mora na região de fronteira está isento de apresentar o certificado de vacinação, mas vai ter de apresentar comprovante de residência

Ponte da Amizade. Foto ilustrativa: James Sampaio

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Polícia Federal devem começar hoje (15) uma operação conjunta visando ampliar as ações de verificação do comprovante vacinal de pessoas que ingressam no Brasil pelas fronteiras terrestres com a Argentina e o Paraguai.

Porém, até o momento da publicação desta nota, as barreiras não foram instaladas.

Segundo a Anvisa, serão instaladas barreiras para controle de fluxo na Ponte da Amizade (que liga Foz do Iguaçu com a Ciudad del Este, no Paraguai); e na Ponte Tancredo Neves (Ponte Internacional da Fraternidade, ligando Foz do Iguaçu a Puerto Iguazú, na Argentina).

Por isso, a apresentação do certificado de vacinação é “requisito migratório” e, portanto, configura-se como “objeto de fiscalização” pelos diversos órgãos que atuam nos pontos de entrada brasileiros.

Ainda de acordo com a agência, estão isentos da apresentação do comprovante de vacinação os residentes fronteiriços das chamadas “cidades gêmeas” – cidades cujos territórios fazem divisa com países vizinhos. Para tanto, é necessário que esses residentes comprovem sua condição apresentando algum comprovante de endereço.

Trabalhadores de transporte de cargas também estão isentos de apresentar o comprovante de vacinação.

Com informações da Agência Brasil.

Sair da versão mobile