Uma vaca na pista quase causa uma tragédia no principal aeroporto do Paraguai

Vaca na pista do aeroporto. Foto: fac-símile da página do ABC Color

Ontem (24), uma vaca entrou na pista do principal aeroporto do Paraguai, o Silvio Pettirossi, localizado nas cercanias de Assunção.

Embora as autoridades do Dinac (Direção Nacional de Aeronáutica Civil) tenham tentado minimizar o risco de acidentes devido à presença de uma vaca na pista do aeroporto, o áudio da torre de controle confirma que houve um forte aviso sobre isso, informa o jornal paraguaio ABC Color, em sua edição desta segunda-feira (25).

 

“Bravo. Permissão para um toque curto. Eu o informo que há vacas na pista ao norte de Charlie, cerca de 200 metros ao norte de Charlie “, disse o operador da torre de controle do Aeroporto Silvio Pettirossi, ao ver o animal na pista.

De acordo com informações fornecidas ao jornal por pilotos especializados, o aviso de “toque curto” exige que a pista não seja usada em todas as suas dimensões para descer o avião e que a pista deve ser limpa o mais rápido possível.

Esse alerta por parte dos operadores da torre é dado em situações de emergência, quando ao mesmo tempo há outro avião que pousará no local ou quando houver manobras arriscadas.

Nesses casos, os pilotos devem avaliar se têm espaço para pousar ou, caso contrário, devem abortar a aterrizagem

Especialistas em aviação descrevem a situação como “calamitosa”, porque é impossível controlar as circunstâncias em que a aterrissagem ocorrerá na presença de um animal solto, que pode reagir inesperadamente. Eles enfatizaram que nenhum piloto internacional aceitaria descer na pista nessas circunstâncias.

Segundo foi levantado pelo ABC Color, estas e outras situações semelhantes, enquadradas na falta de segurança, são o que fizeram com que empresas internacionais como a American Airlines parassem de operar no país.

Ontem, a notícia de que uma vaca estava na pista do aeroporto Silvio Pettirossi no momento em que os aviões pousaram teve relevância. Autoridades da Dinac reconheceram que o animal estava lá, mas minimizou a situação.

O administrador do Dinac, Fernando Gallardo, reconheceu que uma vaca estava na pista, mas disse que estava longe do perímetro de pouso e não havia risco de acidente. No entanto, conforme corroborado pelo áudio, um alerta foi enviado da torre de controle.

Sair da versão mobile