Uma leitora reclamou – e com boa dose de razão – de que o blog chamou os pais iguaçuenses de irresponsáveis por não levarem os filhos para vacinar contra poliomielite e sarampo.
Duas doenças terríveis e fatais. Mais terrível ainda será saber que um filho ou filha contraiu pólio ou sarampo por falta de uma simples gotinha, num caso, ou picadinha, em outro.
O blog culpou os pais de Foz do Iguaçu porque a cobertura na cidade está muito baixa – 45% do total previsto, tanto para a poliomielite quanto para o sarampo.
Mas a leitora argumenta que muitos pais levaram os filhos para vacinar e, depois de mais de duas horas de espera, as crianças saíram sem imunização, “por falta de organização e estrutura dos postos de saúde”.
Além disso, diz a leitora, a vacinação não terminou, prossegue até 31 de agosto.
Fiquemos, então, no meio termo. Todos têm sua parcela de culpa. Os pais, por deixar pra última hora, talvez. E a Secretaria Municipal de Saúde por não prever a procura maior em certos dias, o que levou à espera e à falta de atendimento.
Dá tempo de ajeitar tudo. Faltam exatamente 10 dias para o fim da campanha de imunização contra essas doenças.
Pais, levem seus filhos o quanto antes. Pessoal da Saúde, prepare-se para movimento intenso nos últimos dias, como sempre acontece.
Simples assim.