A Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), destaca as ações de combate à raiva e a mobilização da população em 2025, reforçando a vacinação de animais domésticos e a conscientização sobre os riscos da doença.
“É uma das doenças mais graves que conhecemos, mas que pode ser prevenida com medidas simples, como a vacinação anual de cães e gatos e o manejo adequado em casos de contato com morcegos ou outros animais silvestres”, explica Giselli Kurtz, supervisora de Educação, Comunicação e Mobilização Social do CCZ,
No último ano, o CCZ registrou 594 atendimentos para recolhimento de morcegos em situações atípicas, como animais caídos ou mortos, além de 518 amostras enviadas ao Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN-PR) para análise.
Destas, 26 morcegos testaram positivo para raiva. Em 2025, até agora, um caso já foi confirmado.
Orientações à população
Giselli reforça que a colaboração da população é fundamental para combater a raiva.
“Ao encontrar um morcego caído ou morto, o cidadão deve isolar o local, cobrir o animal com um balde ou bacia e acionar o CCZ. É importante evitar contato direto, mesmo que o morcego pareça inofensivo ou já esteja morto”, orienta.