Varíola dos Macacos chega a Foz do Iguaçu

Veja como é a transmissão da doença, para se prevenir

Foto ilustrativa: Pixabay

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS Fronteira Foz do Iguaçu, informa aos
profissionais da saúde, gestores e toda a sociedade civil, que foi confirmado um caso confirmado de Monkeypox (Varíola dos Macacos) no município.

Trata-se de um caso importado, do sexo masculino na faixa etária de 20-29 anos, com histórico de viagem ao município de São Paulo dias antes de apresentar sintomas.

O paciente está em bom estado de saúde e cumpre isolamento domiciliar, sendo acompanhado pela equipe do Cievs. O diagnóstico foi realizado no Instituto Adolfo Lutz – IAL-SP.

Transmissão
A Monkeypox é uma doença zoonótica viral causada pelo vírus Monkeypox do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae, cuja transmissão para humanos pode
ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado, ou com material corporal humano contendo o vírus. Geralmente é uma doença autolimitada, com os sintomas que duram de 2 a 4 semanas. Período de incubação: geralmente de 6 a 16 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias.

Ocorre entre humanos, principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A transmissão por gotículas respiratórias geralmente requer contato pessoal prolongado. A pessoa infectada só deixa de transmitir o vírus quando as crostas desaparecem da pele.

A população em geral pode se prevenir também fazendo o uso de máscara e higienização das mãos.

Sair da versão mobile