Na próxima sexta-feira, 24 de novembro, será realizada a Black Friday 2017, ocasião esperada por muitos consumidores brasileiros que desejam comprar produtos com preços promocionais.
Porém, o Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba, destaca alguns cuidados que devem ser adotados para evitar problemas com as compras, principalmente com as “falsas ofertas”.
Vejam abaixo quais são esses cuidados, segundo o promotor de Justiça Maximiliano Deliberador:
1-) Saber qual é o preço antes da Black Friday, pois há muitas ofertas enganosas, em que fala-se, por exemplo, de descontos de 70%, 80%, quando na verdade os preços são iguais ou até superiores aos normais;
2-) Evitar comprar produtos lançados na Black Friday, pois, tratando-se de lançamento, o consumidor não terá meios de conferir se realmente está sendo concedido algum desconto e se ele vale a pena;
3-) Não comprar mais do que efetivamente o você poderá pagar;
4-) Guardar todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido;
5-) Nas compras pela internet, evitar sites que colocam um número de telefone celular como única fonte de contato – o melhor é utilizar sites indicados por pessoas conhecidas, que já fizeram compras neles e ficaram satisfeitas.
Maximiliano Deliberador esclarece também que o consumidor pode devolver produtos comprados pela internet ou por telefone com os quais não tenha ficado satisfeito. Segundo ele, o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor estabelece que a pessoa tem o direito de desistir do contrato no prazo de sete dias a contar da sua assinatura ou do recebimento do serviço ou produto.