A Divisão do Programa de Saúde da Família informou que as vagas ocupadas pelos cubanos que atuavam em Foz do Iguaçu, através do programa Mais Médicos, já foram repostas por médicos brasileiros, que iniciam as atividades na próxima semana.
Os médicos cubanos atendiam nas unidades de saúde dos bairros Três Bandeiras, São João, Vila C Nova, Vila C Velha, Profilurb I e Jardim São Paulo II.
Os nove médicos cubanos que deixam Foz serão homenageados nesta terça-feira (27), durante um café da manhã organizado pela Secretaria Municipal de Saúde. O encontro terá início às 9 horas, no auditório do Departamento de Vigilância em Saúde, ao lado da UBS da Vila Yolanda.
O evento contará com a presença do vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Nilton Bobato, e da secretária de Saúde do município, Katia Yumi Uchimura.
Vale ressaltar que esse agradecimento, inédito, até onde se sabe, para médicos que trabalham e trabalharam em Foz, parece ser resultado, em boa parte, do fato de Bobato ser comunista de carteirinha e Katia ser simpatizante do PT, tendo, inclusive, feito campanha para o candidato do partido na página dela no Facebook.
Ambos, obviamente, são contra o fim do contrato com a ditadura de Cuba. Ou não?