Dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que cerca de 4 mil famílias paranaenses moram em casas sem banheiro.
Para pôr um fim a este cenário e garantir mais saúde e qualidade de vida a estas pessoas, o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quarta-feira (4) um programa para a construção e instalação de módulos sanitários.
O programa deverá ser operacionalizado no início de 2025.
A Cohapar ficará responsável pela contratação de uma empresa especializada, via licitação, que construirá os módulos sanitários no chamado modelo “off-site”, em que as estruturas são pré-fabricadas em outros locais e posteriormente instaladas nas residências, conforme explica o superintendente de Programas da Cohapar, Kerwin Kuhlemann.
“Os módulos sanitários serão transportados prontos para serem instalados para que não haja necessidade de múltiplos canteiros de obras e para garantir agilidade no atendimento às famílias que vivem em vulnerabilidade”, disse. “Depois, a Sanepar fará a instalação deles com as devidas conexões hidráulicas”.