O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) registrou 35,28% de execução da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, na região Oeste, durante o mês de julho.
A obra perimetral permitirá o acesso de veículos à Ponte da Integração, que liga Foz do Iguaçu, no Brasil, a Presidente Franco, no Paraguai.
Embora esteja pronta desde o final de 2022, a ponte ainda não foi aberta ao tráfego, devido à falta desses acessos, tanto do lado brasileiro, quanto do lado paraguaio.
Os serviços continuam avançando na etapa de fundação da nova aduana Brasil-Argentina, enquanto na aduana Brasil-Paraguai já está em implantação a estrutura metálica na cobertura geral.
Nos dois últimos viadutos em construção, o da Avenida República Argentina passou dos 50% de execução, com a infraestrutura e mesoestrutura finalizadas, assim como as vigas pré-moldadas e as pré-lajes do tabuleiro.
O da Avenida Felipe Wandscheer está em 36,81%, com a infraestrutura em andamento e vigas pré-moldadas concluídas.
Na rodovia em si os serviços permanecem concentrados no trecho entre a BR-277 e a BR-469, com trabalhos de terraplenagem em andamento, aplicação de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) na capa asfáltica da pista e acostamento.
A obra é resultado da parceria entre o Governo do Paraná, governo federal e a Itaipu, com a Binacional responsável pelos recursos e o DER/PR administrando e fiscalizando a execução.
Até o momento, já foram investidos aproximadamente R$ 48,29 milhões na obra, que deve ser concluída até novembro do ano que vem.