A proposta de transformação do Hospital Municipal Padre Germano Lauck em hospital universitário, vinculado à Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), está sendo apresentada pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, Unila e Fundação Municipal de Saúde a uma equipe técnica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação e responsável pela gestão de 41 hospitais universitários no país.
O primeiro encontro aconteceu na manhã de segunda-feira (18) na sede da Vigilância em Saúde. Em seguida, eles realizaram uma visita técnica à Unila, onde participaram de uma reunião com a reitoria. Eles seguirão nos próximos dois dias com agendas pela Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Municipal.
Os técnicos da Ebserh serão responsáveis por preparar o relatório que irá embasar o protocolo de intenções para a transformação do Hospital Municipal em Hospital Universitário Federal.
O protocolo dará início ao calendário de transformação, que tem previsão de ser concluído com a assinatura do contrato de gestão em maio/2024 e início da transição para o hospital ser assumido integralmente pela Unila/Ebserh.
Segundo a prefeitura, em doze anos de atividades, a Ebserh conseguiu revitalizar infraestruturas, ampliar os parques tecnológicos e oportunizar uma melhor organização dos recursos humanos dos hospitais.
Com informações da PMFI