Veja os bairros em que a Sanepar está usando fumaça para descobrir ligações irregulares em Foz

Se o problema ou irregularidade for dentro do imóvel, o proprietário terá de fazer o conserto ou reparação

Equipamento ajuda a identificar irregularidades na tubulação de esgoto. Fumaça não é tóxica Foto: Sanepar

A Sanepar inspeciona as redes coletoras de esgoto dos imóveis para garantir que 100% do esgoto coletado seja corretamente destinado às estações de tratamento da Companhia. Para este trabalho, além do telediagnóstico das redes e o do uso de corantes, a empresa utiliza também o teste de fumaça.

Em Foz do Iguaçu, o procedimento está sendo aplicado na vistoria de redes da região do Morumbi, Portal da Foz e Vila Borges e é realizado pela empresa Potencial Serviços e Infraestrutura que é especializada neste serviço.

O objetivo é detectar infiltrações e rompimentos de rede, além de descartes irregulares de água pluvial e outros resíduos.

O teste de fumaça é uma das ferramentas do Diagnóstico Operacional na Rede Coletora de Esgoto. Ele não tem produtos tóxicos e não é nocivo às pessoas, animais ou meio ambiente.

Resumo da ópera: se o problema ou irregularidade for dentro do imóvel do cliente, ele deve fazer o reparo ou conserto. Se for na rede pública (tubulação da rua, poços de visita etc.) o custo de execução da obra é da Sanepar.

Com informações da AEN

Sair da versão mobile