Veja por que é mais fácil conhecer as oncinhas da Itaipu neste mês de fevereiro

A partir do próximo mês de março, elas só poderão ser vistas em dias alternados

Oncinhas nascidas em Refúgio da Itaipu podem ser vistas das quartas-feiras até às segundas-feiras neste mês de fevereiro. Foto: Rubens Fraulini/IB

Os dois filhotes de onça-pintada (Panthera onca) nascidos no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), da Itaipu Binacional, no dia 29 de novembro, deixaram o berçário e foram soltos na manhã de sexta-feira (3), pela primeira vez, no recinto dedicado à conservação da espécie.

O recinto, com 2 mil metros quadrados, faz parte do roteiro de visitação do Complexo Turístico Itaipu (CTI).

As oncinhas são fêmeas, melânicas (coloração preta) e ficarão no recinto com a mãe, Nena, pelos próximos 30 dias. Portanto, poderão ser vistas pelos turistas quase todos os dias da semana – só nas terças-feiras o refúgio é fechado para a manutenção.

Depois desse período, o espaço passará a ser ocupado alternadamente pelo pai, Valente, e elas só poderão ser vistas em determinados dias da semana.

Ambas estão bem de saúde: a mais pesada está com 6,6 quilos (nasceu com 980 gramas); a menor, com 6,4 quilos (nasceu com 908 gramas).

O passeio dura aproximadamente 2h30, incluindo uma caminhada leve. Moradores de municípios lindeiros ao Lago Itaipu não pagam ingresso.

Sair da versão mobile