A movimentação de contêineres paraguaios no Porto de Paranaguá aumentou de 600, em 2020, para 5.500 em 2021, segundo informou o jornal Gazeta do Povo, ontem (21). A expectativa é de que, em 2022, esse número duplique, em relação ao ano passado.
De acordo com o diretor institucional do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), Thomas Lima, “operando pelo porto paranaense, os importadores e exportadores paraguaios ganham cerca de 30 dias na movimentação das cargas”.
Segundo a reportagem, “o porto de Paranaguá e, em especial, o Terminal de Contêineres, passou a ser uma solução para o Paraguai principalmente depois da crise hídrica, do ano passado, que afetou o nível dos rios, prejudicando a movimentação das barcaças, principal meio de transporte das cargas paraguaias”.
A maior parte das cargas, 91%, são de produtos importados pelos empresários do Paraguai e só 9% são destinadas às exportações.
Ainda segundo o jornal, os produtos importados por intermédio do porto, são, em sua maioria, eletrônicos, pneus e defensivos agrícolas. Enquanto os exportados são, basicamente, carne bovina.