As empresas que funcionam no regime maquila de incentivo às exportações, no Paraguai, exportaram US$ 618 milhões até o final de julho deste ano.
Valor representa um aumento de 6% em relação ao mesmo período de 2023, quando atingiram US$ 581 milhões, segundo o último relatório do Conselho Nacional das Indústrias Exportadoras de Maquila (CNIME).
O Brasil é o principal destino dos produtos fabricados por esse regime, com 63% de participação, ou o equivalente US$ 389 milhões.
A Argentina vem e segundo lugar, com 10% das compras. A Holanda e os Estados Unidos também aparecem como destinos, cada um com 5%, seguidos do Chile com 3%, e Uruguai e Bolívia com 2%..
Relativamente aos valores mensais, este incentivo também apresentou um aumento considerável no sétimo mês do ano, com os valores das exportações a atingirem os 105 milhões de dólares, um aumento de 18% face a julho do ano anterior.
O relatório do CNIME indica que, até ao final de julho, 81% dos setores abrangidos por este regime estavam concentrados nos seguintes setores: autopeças, com uma participação de 28%; vestuário, com 19%; produtos alimentícios, com 14%; e alumínio e plásticos, com 13%.
Vale, em 2023, as exportações das indústrias maquiladoras representavam 68% das exportações de produtos manufaturados de origem industrial do Paraguai.
Com informações da Agência IP