Vejam a novidade que começou a circular em Ciudad del Este

No período de teste, que deve durar entre duas e quatro semanas, não será cobrada tarifa dos passageiros

Os ônibus foram comprados do dinheiro dos royalties da Itaipu. Foto: Prefeitura de CDE

Na madrugada desta segunda-feira, 21 de agosto, 20 ônibus elétricos entraram em circulação, em caráter experimental, em Ciudad del Este, no Paraguai.

Nessa fase de testes, que demorará entre duas e quatro semanas, a tarifa será isenta. Depois dessa fase, o ingresso será cobrado por intermédio de bilhete eletrônico, que substituirá o dinheiro em espécie.

“Estamos planejando todos os pormenores para que seja um serviço de primeiro mundo, que é o que o público merece”, afirmou Daniel Pereira Mujica, um dos idealizadores da mobilidade elétrica no município.

A frequência das viagens será a cada meia hora nesta etapa de testes.

Uma vez definida a entrada em operação dos veículos, a frequência prevista é a cada quinze minutos, nos horários de pico, e a cada vinte minutos nos horários normais. 

Nessa fase experimental, os ônibus elétricos percorrerão dois itinerários que começam no bairro de Remansito, passam pelo bairro de San Rafael e, de lá, um segue para o km 7 e outro para o km 5,5, Bairro La Blanca. Ambos concluem a jornada em frente ao hospital Los Angeles, no bairro Dom Bosco.

Vale lembrar que o município comprou 20 ônibus elétricos por G. 63,463 milhões (o equivalente a cerca de R$ 41,5 milhões).

A fonte de financiamento corresponde a 30% dos recursos dos royalties da Itaipu Binacional e o restante será pago em 48 meses, com a arrecadação das passagens.

Com informações da Prefeitura de CDE e La Clave

Sair da versão mobile