O passeio turístico inaugural da rota de Capanema sobre o Parque Nacional do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná, aconteceu nesta sexta-feira (15). Nos mesmos moldes do trecho embaixo das cataratas de Foz do Iguaçu, a operação nesse outro ponto do rio permitirá a exploração do ecoturismo sobre diversas ilhas, trilhas e cachoeiras que compõem o ecossistema local.
A principal atração é a Ilha do Sol, destino para turistas que queiram contato próximo com a fauna e flora do Parque Nacional do Iguaçu. A Ilha está localizada a 18 quilômetros do Porto Moisés Lupion, em Capanema, de onde partem as embarcações da Macuco Eco Aventura, a mesma empresa que opera em Foz do Iguaçu.
Outros pontos turísticos que passam a integrar o parque de Capanema são a Ilha do Cavalo (habitada por capivaras, veados, cotias, felinos e jacarés), com suas três lagoas naturais totalmente preservadas; a Trilha da Taquara, um percurso de 800 metros dentro da Mata Atlântica que conta com uma exuberante cachoeira; e o passeio pelo Rio Silva Jardim, que dura cerca de três horas e permite contato direto com a natureza ela balneários Wesling e Gavião Macaco.
A cidade de Capanema conseguiu a autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para explorar as atrações turísticas dentro do Parque Nacional do Iguaçu no dia 23 de janeiro, depois de 20 anos de negociações.
PASSEIOS DIÁRIOS
A Macuco faz passeios diários para as três principais atrações turísticas da região (Ilha do Sol, Silva Jardim e Trilha da Taquara), com possibilidade de almoço aos sábados e domingos e pernoite na Ilha do Sol, além de passeios com barco para ver o pôr-do-sol, rafting e caiaque. Os custos variam de R$ 20 a R$ 300, a depender da escolha dos turistas.
Agora, vamos às fotos de Jaelson Lucas/ANPr