Vejam o vídeo do nascimento de duas onças-pintadas no Refúgio da Itaipu

O nascimento coincidiu com o Dia Internacional da Onça-Pintada, celebrado hoje, 29 de novembro

Onça Valente no Refúgio da Itaipu Binacional. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

Dois filhotes de onça-pintada (Panthera onca) nasceram na madrugada desta terça-feira (29), no Refúgio Biológico Bela Vista, reserva da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR).

O nascimento coincidiu com o Dia Internacional da Onça-Pintada, celebrado em 29 de novembro e, pela primeira vez, foi registrado em vídeo.

Graças ao sistema de monitoramento instalado em julho, foi possível acompanhar o parto e saber o horário exato da chegada dos bebês.

O primeiro filhote nasceu às 4h13; o segundo, às 4h31. Eles são filhos de Nena e Valente, onças que integram o Programa de Reprodução das Onças-Pintadas da Itaipu.

Os filhotes devem permanecer junto da mãe por pelo menos até um ano de idade, mais ou menos. Depois disso, é possível que esses animais sejam cedidos a outras instituições.

Na Itaipu, já foram duas reproduções bem-sucedidas antes desse nascimento ocorrido no Dia da Onça-Pintada, animal símbolo da biodiversidade brasileira por estar no topo de cadeia e manter o equilíbrio das florestas.

Além de Poty (fêmea) e Pytu (macho), nascidas em 1º e 2 de junho de 2019, também nasceu no espaço a onça-pintada Cacau, em dezembro de 2016, após 14 anos de tentativas. Cacau também é filha de Valente e Nena.

Sair da versão mobile